Testando a maquininha de Donut

Padrão

Assim que cheguei de volta e mostrei para minha mãe a maquininha de mini donut, ela ficou querendo testar. Logo no primeiro final de semana depois do meu retorno resolvemos fazer uma receitinha e ver no que dava.

O manual da máquina estranhamente não vem com nenhuma receita básica, mas sim com várias receitinhas diferentes como sour cream donut, entre outros. Depois de vermos algumas receitas na internet resolvemos adaptar a receita de donut de chocolate que vinha no manual mesmo, deixando-a mais básica. Ela ficou assim:

– 1 1/4 xíc. de farinha
– 1/2 xíc.  de açúcar
– 1 c.s. de fermento
– 1 ovo
– 3/4 xíc. de leite talhado (esprema meio limão no leite e deixe talhar por 10 minutos)
– 1/4 xíc. de óleo
– 1 c.c. de baunilha
 
Misture os ingredientes secos numa vasilha. Adicione o ovo, o leite talhado, o óleo e a baunilha. Encha as forminhas com 2 colheres de massa. Deixe assar por 4 ou 5 minutos.
 

Vi na internet que era legal passar um pouquinho de óleo na forminhas, especialmente nas primeiras fornadas então achei melhor fazer isso. Li também muita gente que tem essa máquina da Babycakes dizendo que o donut não fica da mesma cor dos dois lados e, de fato, isso aconteceu. Quando o botão verde acendeu, dizendo que os donuts estavam prontos, a parte de cima dos bichinhos estava assim:

Resolvi virá-los e deixar mais um poquinho, mas confesso que não ajudou muito não. O jeito foi tirar e curtir a cor que ficou do outro lado:

Esses eu decidi não colocar cobertura, mas se a ideia é fazer para uma festinha, eu colocaria pois assim você disfarça a diferença de cor entre os dois lados.

O sabor? Bem, não ficaram com muito gosto daquele donut que eu estava acostumada não, coisa que eu também tinha lido na internet. Ficou mais com gosto de bolinho de chuva, mas um bolinho de chuva delicioso, sequinho e o melhor: não foi frito! A massa ficou super fofinha e quase aerada, por conta do leite talhado.

Ainda pretendemos testar outras receitas para tentar fazer algo mais parecido com donut, mas não vamos descartar essa que fizemos pois ficou muito gostoso. E quero testar como fica uma massa salgada.

Aprovado? Sim, pois ficou uma delícia. Mas claro que um donut assado nunca vai ficar igual um donut frito. Ah, a massa rendeu em torno de 24 minidonuts.

Uma resposta »

    • Anne, os donuts não ficaram com gosto de Donuts, mas ficaram uma delícia!

      Mas acho que só vale a pena comprar a maquinha se você pedir para alguém trazer dos Estados Unidos, pois eu paguei U$19,90, enquanto aqui no Brasil uma parecida tá quase R$120,00. Muito absurda a diferença, né? Beijos

Deixe um comentário